Quem nunca se encontrou em meio a um problema financeiro? Em algum momento da vida, todos passarão por essa fase e, nesse momento, é importante saber qual é a melhor forma de conseguir dinheiro rápido. Logo, saber mais sobre as alternativas de crédito disponíveis torna-se um fator importante.
Hoje, existem diferentes formas de crédito, desde o empréstimo consignado até o empréstimo pessoal. O importante antes de solicitar qualquer um é entender as vantagens e desvantagens para tomar a decisão certa. Quem tem dúvidas referentes a isso não pode deixar de continuar com a leitura.
Empréstimo consignado
Esse primeiro tipo de empréstimo, na verdade, não é destinado a qualquer tipo de consumidor; é mais indicado para quem tem renda fixa, como aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Agora, todos devem estar se perguntando por quê. A resposta é mais simples do que parece: é considerado o tipo mais seguro de empréstimo,com taxas baixas e outros benefícios. Isso porque, nesse tipo de crédito, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS.
Além de taxas menores, o consignado tem prazos maiores para pagamento, permitindo que as parcelas estejam de acordo com o orçamento, sem sufocar financeiramente. No entanto, essa opção tem uma limitação: só está disponível para quem tem vínculo empregatício formal, seja como servidor público, empregado de empresa conveniada ou beneficiário do INSS.
Empréstimo pessoal
Esse modelo de empréstimo é uma das formas mais conhecidas de conseguir dinheiro, principalmente por ser acessível para a maior parte da população. Solicitá-lo é fácil, o que torna bem conveniente. Além disso, o dinheiro pode ser liberado em questão de dias ou até horas, dependendo da instituição.
No entanto, como nem tudo são flores, essa rapidez tem um alto custo: as taxas de juros tendem a ser mais altas em comparação com qualquer outra modalidade, como o consignado apresentado acima, por exemplo.
Antecipação do FGTS
Todo trabalhador brasileiro CLT já teve ou tem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quando for preciso agir rápido para pegar dinheiro, a antecipação desses valores é uma ótima alternativa. O grande benefício dessa opção é que as taxas de juros são baixas, pois o dinheiro já está disponível no fundo e funciona como uma garantia para o banco.
Outro ponto positivo é que você não compromete sua renda mensal, já que o pagamento é feito diretamente com os recursos do FGTS. No entanto, vale lembrar que essa antecipação compromete o valor que geralmente seria sacado ao ser demitido do trabalho ou em outras ocasiões. Logo, colocar na balança se vale ou não a pena é um elemento importante.
Empréstimo com garantia
A quarta opção para quem precisa de dinheiro é o empréstimo com garantia. Essa opção tem ganhado força nos últimos anos, principalmente porque permite ao consumidor acessar crédito com juros mais baixos, utilizando algo como garantia.
Como o banco tem a segurança de um bem como garantia, as taxas de juros são bem menores e os prazos de pagamento podem ser mais longos. Isso faz com que as parcelas sejam mais acessíveis. Porém, o risco é evidente: se o consumidor não pagar, o bem será tomado pela instituição financeira.
Conhecendo todos os tipos de empréstimos, é possível selecionar os mais atrativos e analisar cada um para ver qual condiz mais com a realidade de cada consumidor. Mas, claro, antes de assinar qualquer contrato ou solicitar qualquer alternativa de crédito, é preciso pensar bem. Afinal, todo valor pego, infelizmente, terá de ser devolvido acrescido da taxa de juros.
Leave a Comment