Black friday já está na área

Incrivelmente, já faltam apenas três meses para o ano de 2024 terminar. Isto também quer dizer que uma das datas mais esperadas pelos consumidores de todo o mundo, a Black Friday, está quase logo ali. Para quem ainda não sabe quando é a Black Friday, este evento ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. A Black Friday é um verdadeiro fenômeno de massa em que dispara o volume de vendas graças aos descontos para lá de suculentos que, ao longo do dia, as lojas oferecem

Black friday já está na área

A origem da Black Friday: como tudo começou e sua importância para o comércio


As empresas, nos anos seguintes à grande crise vivida em 1929, ficaram com seus armazéns cheios de um grande excedente de produtos não vendidos. Uma situação que graças a Fred Lazarus Jr -criador das lendárias lojas Macy ‘s- ia mudar de vez. Ele, consciente da realidade que viviam ano após ano as empresas, para lhes dar saída propôs a ideia de reduzir o preço dos seus artigos, algo que se converteu num sucesso total. Tanto assim que a ideia do comerciante conseguiu convencer Franklin D. Roosevelt, presidente dos Estados Unidos daqueles anos, a adiantar a comemoração do Dia de Ação de Graças uma semana e ter assim mais dias de vendas de cara ao Natal. 

Com origem na Filadélfia, o termo Black Friday lá era usado para descrever o denso trânsito tanto de pessoas quanto de veículos que, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, lotavam as ruas. Os policiais que regulamentavam o trânsito na cidade foram os pioneiros no uso dessa expressão, mas a partir de 1975 seu uso se espalhou popularizando-se pelo resto dos outros estados. Outra explicação interessante sobre a origem é que o termo foi utilizado para se referir ao superávit que registravam as contas na sexta-feira seguinte à comemoração do Dia de Ação de Graças, onde foram tingidos de preto os números vermelhos graças ao grande consumo por parte da população. 

O evento que revolucionou o comércio e atrai milhões de consumidores

O melhor é que assim a Black Friday se tornou um dos melhores dias do ano para poder conseguir todas as pechinchas que se possa imaginar, e são cada vez mais empresas que se juntam a este evento proporcionando descontos irresistíveis. Desde que a Black Friday chegou ao Brasil -em 2010- nada mais fez do que conquistar adeptos que aguardam a abertura dos estabelecimentos ansiosamente nesse dia para serem os primeiros a se beneficiar dos seus incríveis descontos. Ao ver os excelentes resultados obtidos, embora no primeiro ano os descontos tenham sido limitados exclusivamente a sites de vendas online, muitas marcas não duvidaram em ampliar as lojas físicas a estas promoções.

Certamente pode-se dizer que a precursora das liquidações de verão foi a Black Friday, e caso se pergunte quando é black friday saiba que ele ficou estabelecido na última sexta-feira do mês de novembro, após a comemoração nos Estados Unidos do Dia de Ação de Graças. A data escolhida neste ano é sexta-feira, 29 de novembro. Marcas de roupa e decoração, lojas de brinquedos, de presentes e bazares começam logo com a prévia de um dos momentos mais importantes do ano em seu calendário comercial,  esperando superar as vendas de Natal do ano passado. Principalmente tecnologia, tratamentos estéticos, entretenimento e até planos de treinamento nas academias terão também suas promoções, tanto nas plataformas online quanto em lojas físicas. O turismo aparece como outra das áreas de maior destaque nas promoções black friday. Nas principais agências e plataformas são alcançados benefícios para viagens pelo país e para o exterior.

Como aproveitar a Black Friday

Mesmo que nem sempre seja fácil escolher os melhores produtos, aproveitar o Black Friday é necessário. É importante para isso considerar alguns itens como se fossem uma espécie de guia para adquirir com os melhores custos os produtos desejados. Comece estabelecendo uma lista de prioridades perguntando se o que realmente precisa comprar. Fazer uma playwish de produtos favoritos pode ser uma ótima ideia já que permitirá filtrar e ter o que se deseja e precisa pré-selecionado de antemão. O tempo será melhor aproveitado desse jeito e poderá prosseguir mais rápido com a compra e antes que se acabem as unidades já que são muitas as pessoas que aproveitam esta data para comprar presentes antecipando a eventos importantes como Natal e Dia dos Reis. Sempre verifique se são reais as ofertas. Como geralmente as melhores ofertas estão em lojas online, compare preço. Ative as notificações das diferentes App que costuma utilizar para que cheguem as ofertas. Guarde faturas, bilhetes e outros comprovativos de compra para, caso precise, facilitar o processo de troca ou reclamação. 

A história diz

Uma coisa está clara, o Black Friday não nasceu como um conceito relacionado a marketing ou vendas. A teoria mais difundida indica que nos Estados Unidos, por volta de 1961, surgiu para descrever a quantidade de carros e pessoas que circulavam no dia após o Dia de Ação de Graças. O contexto, infelizmente, não foi positivo já que segundo policiais que patrulhavam durante aquele dia, tumultos e roubos aumentaram consideravelmente. As lojas, apesar disso, permaneceram abertas para realizar a preços mais baixos vendas especiais. Há outra versão que afirma que a palavra ‘preto’ se refere ao rendimento do negócio, que passa de vermelho -perdas- para positivo -lucros-.