Utilizando plataformas de jogos para fins educacionais

Utilizando plataformas de jogos para fins educacionais

Plataformas de jogos já fazem parte da vida de muitos brasileiros. Muito além de gerar entretenimento, uma plataforma de games pode ser importante no processo de aprendizado também.

Estudos comprovam que a utilização de plataformas de jogos para fins educacionais trazem vantagem no processo educacional. Esses benefícios podem ser observados dentro da sala de aula, assim como em empresas que promovem o aperfeiçoamento de seus colaboradores.

Eficácia comprovada pela ciência

Jogadores que pretendem jogar Gin Rummy online, canastra, truco, bingo e muitos outros jogos de sua preferência podem combinar o jogo que gostam de se divertir com o processo de aprendizado, de acordo com a ciência.

Diversos foram os estudos que comprovaram que os jogos podem trazer vantagens para o processo de aprendizado. As pesquisas seguem uma proposta de grupo focal com implementação de técnicas que visam ganhos educacionais dos participantes.

Um estudo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física revelou que os alunos que utilizaram aulas gamificadas obtiveram ganho de aprendizagem quando comparado com o resultado de quem seguiu o protocolo tradicional de aprendizado.

Para chegar nesse resultado, os estudiosos aplicaram dois testes iguais com ambos os grupos, o que passou pelo processo de aprendizagem via gamificação, e os alunos que não tiveram uso dessa estratégia.

A Revista Psicopedagogia também publicou estudos que confirmam que existem vantagens no desenvolvimento intelectual e social quando é aplicado o uso de jogos no processo de aprendizagem.

Essa comprovação científica valida a tese de que os jogos devem sim ser considerados como um elemento no processo de aprendizagem. Entretanto, a escolha do jogo tem um papel fundamental para o melhor resultado.

Objetivos com jogos educativos devem ser bem traçados

O uso dos jogos no processo de aprendizagem já foi comprovado como eficaz. Entretanto, para alcançar a melhor eficiência, estudiosos apontam que é necessária a escolha do jogo com base nos objetivos a serem alcançados.

A sala de aula do futuro pode ter o melhor resultado da aplicação dos jogos no processo de aprendizagem. Porém, isso será fruto de uma definição clara da estratégia a ser alcançada. Por exemplo, um jogo em grupo pode promover o trabalho em comunidade para vencer determinado desafio.

Já jogos individuais têm como estímulo a tentativa de promover a capacidade da individualidade na busca por vencer desafios que são estipulados por quem determina o jogo que será jogado.

Existem milhares de alternativas de jogos que podem ser implementadas no processo de aprendizagem. Mas a definição da meta que os responsáveis pela criação do jogo tem é fundamental para que tudo seja bem sucedido.

Gamificação é utilizada como estratégia de aprendizado em empresas

A Revista de Administração de Empresas publicou um estudo que evidencia a importância da gamificação para ganhos de aprendizado no ambiente de trabalho. Popularmente conhecida como Uberização, essa técnica é muito utilizada por empresas que desejam promover o espírito de equipe e estimular os seus colaboradores a saírem das tarefas cotidianas.

Um dos aspectos mais importantes que a gamificação impacta no ambiente de trabalho é a competitividade entre os colaboradores. Muito além de gamificar o local em que as pessoas de determinada empresa trabalham, o ensino pode ser combinado com jogos para estimular os funcionários de determinada organização.

Um exemplo clássico disso é uma dinâmica de grupo em que os colaboradores são divididos em equipes e um sistema de pontos é determinado. A equipe segue trabalhando junto por um longo período, onde metas alcançadas podem gerar uma pontuação maior para fins de benefícios para o grupo vencedor.

É essencial que a gamificação no ambiente de trabalho seja muito bem planejada e implementada para evitar que a competitividade em excesso acabe por prejudicar a relação entre os colaboradores, de acordo com estudiosos da área.

Jogos podem ser combinados com outras técnicas

Os jogos não são o único recurso que podem ser utilizados para fins de aprendizado. Muito além de jogar, os estudantes e colaboradores de determinada organização também podem utilizar outros elementos que podem trazer vantagens para toda a gamificação implementada.

As plataformas digitais entram como elemento fundamental no processo de aprendizado. Por expandirem a possibilidade do jogador jogar diferentes jogos e muitas dinâmicas poderem ser realizadas, fica ainda mais interessante para uma organização utilizar uma plataforma para fins educacionais.

Outra alternativa é jogar jogos clássicos sem o uso de dispositivos tecnológicos. Tudo vai depender de qual é o objetivo e de como os colaboradores e estudantes reagem a cada plataforma que é apresentada. Afinal, cada organização tem a sua estrutura e o respeito à individualidade e aos objetivos de cada local pode fazer toda a diferença nos resultados.